Projetos

Principais Projetos:

Programa ZAPe - Virtudes Empreendedoras


O IAMAR iniciou em 2007 a implementação do Programa ZAPe - Virtudes Empreendedoras, que tem o objetivo de contribuir para que os jovens desenvolvam uma visão cada vez mais empreendedora da vida, nos âmbitos pessoal, social e produtivo, adquirindo os instrumentos vitais (virtudes e competências) para torná-la realidade.
O programa é dividido em três módulos, sendo que cada módulo é realizado num semestre. Portanto, para concluir o programa são necessários três semestres, o que corresponde a um ano e meio.
O Módulo I trabalha o aprendizado sobre as Virtudes Empreendedoras e as Oficinas sobre os Relatos de vida.
O Módulo II é um exercício de protagonismo juvenil. Por meio de um Trabalho de Campo os jovens fazem entrevistas com empreendedores locais, interagindo com as Virtudes Empreendedoras além de trabalhar o livro "Cuide bem do seu jardim".

No Módulo III trabalhamos a educação para o mercado: Empreendedorismo e Intra-empreendedorismo finalizando com a elaboração de um Plano de Vida pelos jovens participantes.
Em 2009, seguindo as diretrizes estabelecidas para o ano, tentamos fechar convênio com a Secretaria de Educação de Minas Gerais, para que o Programa fosse uma das opções de projetos a serem executados pelas escolas estaduais. Porém, a diretriz da Secretaria Estadual de Educação foi de não acrescentar oficialmente mais projetos às escolas estaduais, porém a Secretaria emitiu um parecer favorável ao Programa ZAPe, formalizando que as Escolas Estaduais de Minas Gerais poderiam aderir ao programa de forma voluntária.
A redução no número de alunos se deve à redução da carga horária das disciplinas do Ensino Médio para inserção de Sociologia e Filosofia, dificultando e impedindo a aplicação do Programa no horário de aula.
 





Praça Cultural


O principal objetivo deste projeto é destacar o valor artístico e a sua importância no contexto do bairro Paracatuzinho.
Neste dia todas as apresentações culturais, artística, parcerias e ações feitas na comunidade são apresentadas no palco. Barracas com petiscos, artesanatos são expostas e a venda para população.
Neste próximo evento de 2011 somaremos alegrias com  a participação da Secretaria Municipal de Turismo para engrandecer ainda mais o evento.

FOTOS DA PRAÇA CULTURAL 

 

PROJETO: ”BOA FORMA”

Tem como finalidade melhorar a convivência Social, trabalho em grupo, aumentar a colaboração e disposição; reduzir os atritos e agressividade individual, maior rendimento pela elevação da concentração e da satisfação com a atividade desempenhada, melhorar a auto estima e do ambiente de trabalho, dar atendimento e orientações para se ter saúde e qualidade de vida.
Qualquer atividade que faça você movimentar-se, mesmo que seja por meia hora todos os dias, é melhor que ficar parado assistindo TV. Para pessoas inativas a dica é:
COMEÇE!



“Somos Todos Iguais”

O objetivo é estimular a utilização do computador como ferramenta no auxílio da Alfabetização e no processo te Inclusão Digital, Social e Cultural da pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla com enfoque na cultura local, no Centro Vocacional Tecnológico.


Somos Todos Iguais

Maria Aparecida "Cidinha" de Freitas Neiva

Somos iguais...
Na espécie, cor e credo
No amor, inigualáveis.
Temos direito ...
Ir e vir.

Ensino de qualidade,
Saúde, esporte e lazer
Vivemos no mesmo planeta!
Pois é. É isso mesmo.

Sofremos...
As mesmas angústias,
O descaso daqueles em quem votamos,
E os efeitos da poluição!
A falta de alimentos, moradia
E a exclusão!

Então, porque tudo isso?
Somos todos irmãos.  




“Informática Kids”

Esse projeto visa a Inclusão Digital de adolescente de 10 a 13 anos.

“Informática na Melhor Idade”
Tem o objetivo incluir, ocupar e qualificar a Terceira Idade.




““Projeto”Juntos Venceremos a Dengue”


Diante do perigo de uma epidemia de dengue em nossa cidade,
Todos os anos mobiliza juntamente com a comunidade contra este
 Inimigo nº 1 de nossa cidade.



Projeto: “Pipas no Ar, Sem Riscos Todos Podem Praticar”.
 









Parceiros

“Promover parcerias gera Compromisso, Responsabilidade, Cidadania, Inclusão Social, Digital e Cultural”.