Cursos presenciais gratuitos.


Corte e Costura

Bordado

Empreendedorismo


Curso de Excelência no Atendimento 




CVT Paracatu


n


É uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes - MG), com apoio da Prefeitura Municipal.  
n


A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do País.  



INSTITUTO HENFIL

n







O Instituto Henfil é uma ONG que atua na grande São Paulo, desde 2001, e promove um trabalho comunitário destinado a possibilitar a pessoas sem condições de arcar com os custos de uma escola particular a chance de cursar uma universidade pública. Entre outros projetos, o Instituto Henfil mantém, no estado de São Paulo, o maior projeto de Cursinho Comunitário do Brasil.  
n
O Curso ENEM na sua Comunidade é um projeto do Instituto Henfil, organização não governamental. Tem como objetivo possibilitar que professores compreendam bem a proposta do ENEM e que alunos possam desenvolver, ou aprimorar, as competências e habilidades cobradas pelo exame, assim como dominar os conteúdos mínimos necessários.  
n
O QUE O ENEM?



n
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado, anualmente, pelo governo federal. Enquanto os vestibulares convencionais avaliam o conteúdo que o aluno acumulou durante os anos de escolarização, o ENEM coloca o estudante diante de situações-problemas e avalia as competências e habilidades adquiridas pelo aluno. Para o exame, é importante que o aluno saiba aplicar seus conhecimentos em situações da vida cotidiana.  
n
Atualmente o ENEM é utilizado como critério classificatório para o ProUni (Programa Universidade para Todos), que distribui bolsas, totais ou parciais, em faculdades e universidades particulares, para alunos de baixa renda.

n
A nota do ENEM também é utilizada como critério de seleção de alunos por várias faculdades e universidades, públicas e particulares. Só as Universidades Federais distribuem mais de 100 mil vagas, por ano, utilizando exclusivamente a nota do ENEM.

A PROVA


n
  • Seu número de inscrição e sua senha são indispensáveis para o acompanhamento de todo o processo.  
  • n
  • Verificar a validação da sua inscrição. 
  • n
  • As provas serão nos dias 22 e 23 de outubro. 
  • n
  • Local das provas: http:/sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova  
  • n
  • Horários: os portões serão abertos às 12h00min e fechados às 13h:00min.  
  • n
  • Para a identificação no dia da prova é obrigatório documento de identidade com foto: Cédula de identidade (RG), Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade, Carteira de Trabalho, Certificado de reservista, Passaporte, Carteira de habilitação com fotografia. 

A PROVA

n
O exame será constituído de 4 (quatro) provas objetivas, contendo cada uma 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha e uma redação.  
n
n
Por avaliar habilidades e competências, a prova não é dividida em disciplinas. Em geral, as 180 questões apresentam situações-problema, contextualizadas na vida cotidiana.  
n
Na maioria das questões, não é necessário que o aluno tenha o acúmulo de conhecimento anterior. Os dados para a resolução de cada problema estão na própria questão. Aprimorar e desenvolver as habilidades exigidas pelo exame são os principais desafios daqueles que estão se preparando para a prova. 
n
Dica: Baixar na internet prova anteriores e resolve-las. 


A PROVA


n
Será avaliado as seguintes áreas de conhecimento do Ensino Médio e respectivos componentes curriculares: 


Área de Conhecimento
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Linguagem, Códigos e sua Tecnologias e Redação
Matemática e suas Tecnologias

Componente Curriculares
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Química, Física e Biologia
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação
Matemática

A PROVA

nNo primeiro dia de provas serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.
nNo segundo dia de provas serão realizadas as provas de  Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e de Redação, e Matemática e suas Tecnologias com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.
nO Gabarito das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
nOs participantes poderão acessar os resultados individuais em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha no endereço eletrônico www.sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem



A PROVA (Orientações)

n
O participante só poderá iniciar as provas após ler as instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta e na Folha de Redação. 
n
Antes de iniciar as provas verificar se o seu Caderno de Questões:  
-
Contém a quantidade de questões indicadas no seu Cartão-Resposta; 
-
Contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. 
-
n
Somente poderá ser utilizada caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.  
n
Dica: Leve mais de uma caneta 


A PROVA (Orientações)


n
O participante deverá guardar, antes do início da prova, em porta-objetos fornecida pelo aplicador, todos seus pertences (celulares desligados, lápis, canetas etc), identificar, lacrá-lo e guardar em baixo da carteira até o fim da prova
n
Dica: Leve somente o necessário
n
Não será permitido se ausentar em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas.  
n
O participante só poderá levar o Caderno de Questões ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30(trinta) minutos que antecederem o término da prova
n
n
Os três últimos participantes presentes na sala de prova só serão liberados juntos, após assinatura da Ata de Sala. 

n
A PROVA (Orientações - Cartão Resposta)


n
Preenchimento do Cartão-resposta. 
Na capa do Caderno de Questões tem informações sobre a cor do Caderno e uma frase em destaque, e caberá, obrigatoriamente ao participante marcar nos Cartões-Resposta, a opção correspondente à cor da capa do Caderno de Questões e escrever a frase apresentada no Caderno de Questões.
n
n
As respostas das provas objetivas e o texto da redação deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta, nos respectivos Cartões-Resposta e Folha de Redação  que deverão ser entregues ao aplicador da sua sala ao termino do exame. 

A PROVA (Orientações - Correções da Prova)


n
Não terá a prova corrigida, referente a cada dia do Exame o participante que: 
-
Deixar de indicar a cor do Caderno de Questões no Cartão-Resposta e transcrever a frase constante da capa do seu Caderno de Questões; 
-
Ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento de um aplicador, ou ausentar-se em definitivo antes de decorrido duas horas do início da prova;  
-
Não entregar ao aplicador o Cartão Resposta e a folha de Redação ao termino da prova; 
-
Não entregar o Caderno de Questões antes do prazo de 30 minutos do término da prova; 
-
Ausentar-se da sala de prova com o Cartão-Resposta e/ou com a Folha de Redação. 


A PROVA (Orientações - Correções da Prova)


n
Somente serão corrigidas as redações transcritas na Folha de Redação e as questões marcadas com apenas uma resposta, sem emendas ou rasuras, no Cartão-Resposta. 
n
O processamento do Cartão-Resposta é realizada por leitura óptica para identificar a marcação de respostas das questões objetivas. É imprescindível que o preenchimento tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta


A PROVA (Orientações - Correções da Prova)


n
A redação é corrigida por dois corretores de forma independentes. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. 
n
Será atribuída nota zero à redação que: 
-
Não atender a proposta solicitada (fuga do tema); 
-
Não possuir a estrutura que seja a do tipo dissertativo-argumentativo (não atendimento ao tipo textual); 
-
Sem texto escrito na Folha de Redação (em branco); 
-
Com até 7 (sete) linhas (texto insuficiente); 
-
Com impropério, desenhos e outras formas propositais de anulação (anulada); 


ENEM - Na sua Comunidade


n
O Curso será oferecido as segundas, quartas e sextas feiras; 
n
Horários: 
-
A transmissão ao vivo: das 14h às 17:20. Com intervalo, das 15:30 às 15:50, para troca de professor. Serão 2 aulas de 1h30min por dia. Com início dia 03/08/2011. 
-
A reprise: das 7:30 às 10:50. Com intervalo, das 9:00 às 9:20 às 10:50. Serão 2 aulas de 1H30min por dia. Com início dia 08/08/2011. 
n
Teremos, no total, 32 dias de aula. 
n
A base do conteúdo abordado será a matriz de 30 Competências e 120 Habilidades colocada pelo MEC para a prova do ENEM. Cada aula de 1h30min abordará uma das 30 competências. Dessa forma, teremos 2 dias de aula para cada competência. 


ENEM - Na sua Comunidade


n
Em cada aula:  
-
40min o professor abordará o conteúdo; 
-
25min resolverá questões; 
-
25min irá responder perguntas dos alunos das tele-salas.  
n
As questões, que serão o material do Curso, será enviado por e-mail para os alunos  
n
As perguntas serão enviadas e selecionadas. As mais pedidas o professor irá resolver.  


Normas de boa convivência


n
Respeitar os horários de entrada e saída, para não atrapalhar os colegas.  
n
O professor não irá repetir conteúdos já ministrados, portanto os atrasos acarretarão prejuízo no seu aprendizado. 
n
Desligar os celulares durante as aulas.  
n
Todos os dias, das 12:00h às 14:00h, a sala de informática ficará disponível para os alunos que quiserem acessar seu e-mail e verificar as atividades propostas. 


Mensagem


n
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. “ 
n
"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."  
n
(Paulo Freire)