segunda-feira, setembro 05, 2011

O Computador no Auxilio da Alfabetização



O Computador como facilitador do processo de Ensino e Aprendizagem para crianças e adolescentes com dificuldades de alfabetização nas Escolas Públicas de Paracatu.
O projeto piloto "O Computador no Auxilio da Alfabetização" está em fase inicial com a Escola Estadual Júlia Camargo, a qual cabe destaque a Direção e a supervisora Maria de Lourdes.
O auxilio a alfabetização, surgiu da grande necessidade que as crianças da escolas públicas têm apresentado no processo de alfabetização nas séries iniciais.
O que se tem verificado é que, sem sanar essa defasagem de aprendizagem a criança é reprovada ou até mesmo promovida, sem o domínio completo da fase inicial de alfabetização e que, por isso mesmo, desencadeiam distúrbios de aprendizagem e outros como: indisciplina, desinteresse, agressividade ou apatia na escola.
O computador se apresenta como uma ferramenta atraente, valorosa e capaz de possibilitar o "Aprender Fazendo" com a aplicação do conhecimento adquirido na vida prática.
Espera-se criar aprendizes ao longo da vida, pessoas capazes de encontrar, avaliar e usar a informação eficazmente, seja para resolver problemas ou até mesmo tomar decisões. Uma pessoa alfabetizada em informação seria aquela capaz de identificar a necessidade de informação, organizá-la e aplicá-la na vida prática, integrando aos conhecimentos existentes ou seja,  tornando-se um sujeito social, cultural e digitalmente incluído.  

O CVT agradece toda a comunidade escolar da Escola Estadual Júlia Camargo.

Parabéns a monitora Dulcilene pelo brilhante trabalho que vem realizando frente ao projeto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário